Parece que passou milhares de anos desde a última vez que a maioria de nós usou um disquete, mas, aparentemente, a tecnologia antiquada ainda desempenha um papel crítico no fornecimento de atualizações de software para os aviões 747-400 da Boeing.
A descoberta foi cortesia da empresa de segurança cibernética Pen Test Partners e foi inicialmente detectada pelo site The Register. Como parte da conferência virtual de hackers DEF CON deste ano, a Pen Test Partners exibiu um vídeo passo a passo de um 747 da British Airways depois que a companhia aérea decidiu aposentar toda a sua frota no mês passado devido à pandemia global. O passeio de cerca de 10 minutos é um vislumbre da baia de aviônicos raramente vista e da cabine do avião – onde a Pen Test Partners descobriu uma unidade de disquete de 3,5 polegadas.
Aparentemente, o drive é o carregador de banco de dados de navegação do 747 e precisa ser atualizado a cada 28 dias. Por exemplo, algum engenheiro precisa visitar cada 747-400 e entregar atualizações manualmente… ou os aviões não seriam capazes de voar. E não são apenas os 747s. De acordo com o Verge, a maioria dos Boeing 737s também são atualizados por meio de disquetes. Os operadores desses aviões, de acordo com uma reportagem da Aviation Today de 2014, têm pastas cheias de disquetes para “todos os aviônicos de que precisam”. Isso inclui informações importantes como aeroportos, pistas, rotas de voo e pontos de referência usados ??pelos pilotos para fazer planos de voo. Também parece terrivelmente ineficiente, pois enquanto alguns sistemas podem exigir apenas um disquete de atualizações, outros podem exigir até oito disquetes.
Você pensaria que nos seis anos desde 2014, alguém teria descoberto uma maneira de trazer a indústria da aviação para o século 21. Surpreendentemente, uma reportagem da Aviation Today observa que mesmo em 2020, um “número significativo de companhias aéreas ainda está usando disquetes para carregar peças de software”.
Para ser justo, o 747-400 é um avião antigo que voou pela primeira vez há 32 anos, em 1988, quando os disquetes reinavam supremos. Hoje em dia, no entanto, os disquetes são principalmente relegados para a manutenção de sistemas legados comerciais e industriais – coisas que foram construídas para durar, mas não foram preparadas para o futuro ou não são facilmente substituídas. Por exemplo, foi só no ano passado que os militares dos EUA pararam de usar disquetes de 8 polegadas para ajudar a gerenciar seu sistema de armas nucleares. Em 2018, as vendas de disquetes realmente aumentaram quando pequenas gravadoras independentes mudaram para o disquete de 3,5 polegadas no auge da tendência do vaporwave.
Mas voltando aos aviões, moderno nem sempre é melhor. O Boeing 737 MAX, por exemplo, apresentava sistemas de software avançados, mas falhas resultaram em dois acidentes horríveis que mataram 346 passageiros, levando a Boeing a interromper a produção na linha no final do ano passado. Mais um problema de software com o 737 MAX foi descoberto em fevereiro e, depois de mais de um ano de aterramento dos aviões, a Boeing reiniciou a produção em maio. Por outro lado, enquanto o Boeing 747-400 não está mais em produção, apenas dois já estiveram envolvidos na morte de passageiros em 8,42 milhões de voos, de acordo com o site Airsafe.com.