A Rede Globo, com a ajuda de tecnologia da NVIDIA Enterprise, desenvolveu um sistema de cenografia virtual, com a qualidade visual de fotorrealismo, que tem a capacidade de integração entre os participantes no formato remoto e a possibilidade de personalizar o cenário de acordo com cada programa. A solução foi usada na transmissão de um torneio de futebol virtual do canal SporTV e como parte da seção de painéis do estande virtual do Globoplay durante a CCXP Worlds de 2020.
Nomeado de Virtualcast, esse projeto teve como ponto de partida o torneio “Futebol de Casa”, transmitido pelo canal SporTV. O conteúdo consistia em partidas de futebol virtual disputadas por jogadores profissionais de clubes brasileiros, com narração de Everaldo Marques. Com os gráficos em qualidade visual realista, o sistema fez integração dos jogos eletrônicos para o recebimento, a visualização e a análise de dados e estatísticas das partidas em tempo real.
Para alcançar esse resultado, foi necessário o uso de plataformas de inteligência artificial e de criação em 3D em tempo real, como Unreal Engine, e das GPUs NVIDIA Quadro P6000, NVIDIA Quadro K6000, e NVIDIA RTX 6000.
O sistema desenvolvido auxiliou na criação de interações mais orgânicas e naturais nos programas (mesmo com a quarentena em vigor) e eliminou a necessidade de pós-produção, uma vez que o resultado do programa (ou quadro) já está pronto em tempo real. Além de reduzir os esforços das equipes envolvidas na produção – gerando mais tempo disponível para realizar outras ações ou atividades no programa (ou quadro).
“O uso dessa tecnologia nos permitiu produzir conteúdo explorando uma linguagem inovadora. Além disso, pudemos simplificar os processos e trazer resultados cheios de efeitos gráficos e informação Near Live ou mesmo ao vivo. Até a forma de desenvolver o projeto foi muito especial, pois envolveu diversas áreas da empresa trabalhando remota e colaborativamente com respostas rápidas sem precedentes”, explica Paulo Henrique Castro, Diretor do Mediatech Lab da Globo.