O município de Costa Rica tem mais uma vez a melhor Gestão Pública do Brasil, de acordo com o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) divulgado no último dia 21 de outubro de 2021. O ano de referência da avaliação é 2020, gestão do ex-prefeito Waldeli dos Santos Rosa (MDB).
Conforme os dados divulgados pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) nos quatro indicadores analisados: Autonomia, Gastos com Pessoal, Investimento e Liquidez, Costa Rica obteve a nota máxima, resultando no maior IFGF do país, bem como também do Mato Grosso do Sul.
Essa não é a primeira vez que Costa Rica se destaca em 1º lugar no ranking nacional, em 2018 também na gestão do ex-prefeito Waldeli, o município garantiu a melhor nota e ainda emplacou diversas matérias nacionais, entre elas na Rede Globo de Televisão e na Agência Brasil de Notícias.
De acordo com Waldeli, esse resultado é fruto de uma série de planejamentos que abrangeram todas áreas de atuação da gestão municipal. “Dedicamos boa parte do nosso tempo planejando nossas ações, sejam elas imediatas ou a longo prazo, e, principalmente, nos esforçando para seguir o cronograma pré-estabelecido. Esse planejamento foi essencial para conseguirmos ver o todo da gestão, focamos nos resultados, e isso se traduz nesses números”, explica o ex-prefeito de Costa Rica.