O atual governo federal está desenvolvendo um sistema de inteligência o qual consegue informações dos pessoais de milhões de brasileiros, segundo aponta a revista Crusoé.
Nomeado por Córtex, o sistema monitora mais de 360 mil cidadãos, segundo diz o Ministério da Justiça e Segurança Pública.
De acordo com a revista, o Córtex foi lançado de forma experimental em 2018 e tem como objetivo interligar câmeras de seguranças instaladas em vias públicas e fazer a leitura automática de placas, para, por exemplo, localizar veículos roubados e criminosos foragidos ou em fuga.
Atualmente, a central do programa, que funciona dentro da Seopi (Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça), recebe imagens de pelo menos 26 mil câmeras de segurança, inclusive a de radares de velocidades. Também há nos computadores do sistema dados como a base de CPFs da Receita Federal, com informações pessoais de todos os brasileiros registrados, além de dados da Rais (Relação Anual de Informações Sociais do Ministério da Economia), com informações trabalhistas fornecidas pelas empresas ao governo, incluindo salários.
Saiba mais em: https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2022/01/21/cortex-programa-governo-vigiar-cidadaos-crusoe.htm?