A startup TrendPrix Inteligência em Investimentos, incubada no Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras da Universidade Federal de Uberlândia (Ciaem/UFU), passou a realizar previsões financeiras baseadas em inteligência artificial. O serviço foi lançado no última dia 4 no canal da empresa na internet.
“É uma ferramenta que traz um grande nível de acurácia perante tudo que tem por aí. A gente espera que essa ferramenta venha a modificar a forma de se analisar investimentos não só no Brasil, mas quem sabe, a gente atingir todo o mundo, mostrando que é possível a inteligência artificial colaborar, e muito, para a análise de investimentos”, disse Flávio Barboza, professor de Finanças na UFU e um dos criadores da startup.
A TrendPrix foi criada em janeiro de 2020, reunindo 15 especialistas, mestres e doutores para oferecer ao mercado financeiro previsões de altas e baixas nos preços de ativos negociados em bolsas de valores, utilizando inteligência artificial.
Conforme destaca Duterval Jesuka, mestre em Administração pela UFU e CEO da TrendPrix, 65% dos americanos investem na bolsa de valores, enquanto que, no Brasil, este índice é de 0,29%. Segundo ele, esse desinteresse do brasileiro em investir se deve ao fato de as pessoas terem medo ou por não terem conhecimento sobre investimentos. “As pessoas não sabem como investir, quais as consequências e as vantagens dos investimentos. A gente desenvolve algoritmos que seguem critérios rigorosos, técnicas excepcionais para proporcionar maior garantia e maior segurança para as pessoas que querem investir”, disse.
A TrendPrix se baseou em dois pilares: investimento, fornecendo previsão para que as pessoas invistam no mercado de ações, reduzindo riscos e maximizando retorno, e educação, uma proposta para ensinar as pessoas a investirem nas bolsas de valores.
Saiba mais: https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2022/02/13/empresa-incubada-na-ufu-usa-a-inteligencia-artificial-para-fazer-previsoes-financeiras.ghtml